Dia Internacional da Mulher

08 de Março

O dia internacional da mulher é uma homenagem para mulheres que lutaram até o fim para conseguirem seus direitos. Nós, os alunos da escola Monte Carlo, homenageamos todas as mulheres de Ilha Comprida e de todo o mundo por essa data super especial. Parabéns a todas vocês.

Como surgiu?

            O dia internacional da mulher começou com alguns movimentos e revoltas para obterem seus direitos.

            O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos. Que ocorreram entorno dos séculos 19 e 20.

            No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram uma greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8/3/1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

             No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores, sendo em sua grande maioria mulheres, morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores surgindo assim alguns dias depois o dia internacional das mulheres.

Conquistas mais importantes das mulheres de 1788 ate 1951.

- 1788 - O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

- 1859 - Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

- 1862 - Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

- 1893 - A Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.

- 1951 - A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

Contato: (13) 3842-1368  / Alameda Bermudas, 531 - centro, Ilha comprida-SP

  • w-facebook

EMEF Monte carlo 2017, edição ArySantana (Professor subst. Informática)